doxologia - significado y definición. Qué es doxologia
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es doxologia - definición


doxologia         
(cs) sf (gr dóxa+logo2+ia1) Hino ou prece em que se glorifica a Deus, como são, na liturgia católica, o Glória in excelsis e o Gloria Patri et Filio.
Doxologia         
A doxologia (Do grego δόξα [doxa] "glória" + -λογία [-logia], "palavra") foi uma fórmula de louvor e glorificação frequente no Antigo Testamento aplicada a heróis e heroínas (p.ex.
doxologia      
/cs/ s.f. (-1836 cf. SC)
1 -fil segundo Leibniz (1646-1716), compreensão meramente superficial da realidade, já que se restringe a uma reprodução irreflexiva de sua aparência [Pratica-se a doxologia, p.ex., quando se diz que o Sol nasce ou se põe, a despeito da teoria de Copérnico.] F cf. doxa
2 -litur.cat fórmula litúrgica de arremate nas grandes orações católicas (hinos, preces, versículos etc.) em que se glorifica a grandeza e majestade divinas
±
d. maior -litur.cat a fórmula "Glória a Deus nas alturas"
d. menor -litur.cat a fórmula "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo"
-etim gr. doksología,as 'glorificação, hino de louvor', talvez por infl. do fr. doxologie (1610); ver dox(i/o)- e -logia

Wikipedia

Doxologia

A doxologia (Do grego δόξα [doxa] "glória" + -λογία [-logia], "palavra") foi uma fórmula de louvor e glorificação frequente no Antigo Testamento aplicada a heróis e heroínas (p.ex., Judite) e principalmente a Deus. No Novo Testamento, embora apareça referida a pessoas humanas (especialmente a Maria e Isabel), dirige-se habitualmente a Deus.

Na tradição da Igreja, foram-se fixando desde os primeiros séculos várias fórmulas de doxologia, para uso litúrgico e da devoção popular, de que a mais divulgada é “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…”. Entre os hinos, têm especial importância o “Glória a Deus nas alturas...” Merece também referência a série de aclamações que começa com “Bendito seja Deus...”.

A glorificação também é compreendida como a última fase do processo da salvação; sendo que este processo envolve três fases que se relacionam entre si, primeira fase: justificação, segunda fase: santificação e por fim a glorificação.